Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

8 Idéias para Praticar Inglês no Dia-a-Dia





Quando decidi fazer meu intercâmbio, um dos meus principais receios era em relação ao nível do meu inglês. Eu me sentia muito insegura, principalmente porque já fazia um tempo que eu tinha parado de fazer cursos. Sem praticar e sem estudar, tinha medo que minha falta de experiência atrapalhasse para me comunicar por aqui (Holanda)

Por isso, comecei a procurar algumas maneiras de praticar o inglês no dia-a-dia... Algumas dessas maneiras foram dicas que me passaram, outras fui percebendo ao longo do tempo. E o melhor? Você praticamente nem sente que está aprendendo, mas está.

Dividi as dicas em "ordem crescente" de dificuldade, ou seja, você pode ir seguindo os passos porque eles vão progressivamente exigindo um nível melhor do inglês. Espero que vocês gostem!



FILMES E SERIADOS:


1- Assistir filmes e seriados legendados, e não dublados

Sim, pode parecer besteira/óbvio... Mas no momento que assistimos a um filme, escutando os diálogos em inglês e lendo a tradução, associamos as palavras e expressões à sua respectiva tradução. É uma maneira BEM FÁCIL de não perder o contato com a língua inglesa, além do que as legendas geralmente são mais fiéis aos diálogos originais, quando comparadas com a dublagem.

2- Assistir filmes e seriados com a legenda em INGLÊS

Tendo a legenda e o som em inglês, você treina tanto a leitura quando a escuta. Além disso, se você não entender o que escutou, pode entender lendo a legenda, e vice-versa...

3- Assistir filmes e seriados em Inglês, SEM LEGENDA

Comecei a fazer isso só recentemente, e para facilitar escolhi não um seriado ou um filme, mas sim um desenho animado ("Adventure Time"). Até agora está sendo bem tranquilo, porque o nível de inglês do desenho é bem básico...

LIVROS: 




1- Descubra o título original em inglês!

Quando for ler um livro traduzido, procure qual era o título original e compare-o com a tradução. Títulos geralmente são palavras, expressões ou frases bem marcantes, por isso, fica fácil de gravar o significado das palavras!

2- Ler livros infantis em inglês

Começar a ler em inglês pode ser bastante complicado... Principalmente porque sempre vai ter alguma palavra que você não sabe bem o significado, não é? Mas se você começar por livros infantis (por exemplo a Série "Como treinar o seu Dragão, da Cressida Cowell), a linguagem é bem básica e a leitura flui de forma agradável. O mesmo vale geralmente para histórias em quadrinhos, ou livros cujo foco seja as ilustrações (como, por exemplo "I am Pusheen the cat").

3- Ler um livro em inglês que você já leu em português

Como você já conhece a história e o estilo de escrita do autor, se torna muito fácil ler o livro! Escolha sua trama favorita e aproveite pra relembrar todos os detalhes :D

4- Ler um livro em inglês de autores que você já está acostumado a ler em português

Recentemente, li três livros da série "Heather Wells" em inglês (veja a resenha aqui). Como já estava habituada ao estilo de escrita da autora, a Meg Cabot, foi bem tranquilo. O mesmo vale para outros autores, como por exemplo John Green ou Stephanie Perkins. Além disso, também tem o benefício que você pode ler assim que o livro for lançado, não vai precisar esperar sair a tradução!

MÚSICAS


1- Escute músicas em inglês e procure a letra original

Ao invés de procurar diretamente a legenda da letra da música, tente ler a versão original. Claro que vale dar uma espiada nas traduções para compreender as partes complicadas, mas não deixe de entender o que seu artista favorito esta cantando pra você!



E então, o que acharam? Já praticam inglês de alguma dessas maneiras? Como vocês fazem pra praticar? Me contem! :D

4 comentários:

  1. Amei as dicas preciso praticar sou péssima em ingles rs
    seguindo seu blog amiga retribui?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, mas começando aos pouquinhos você consegue melhorar muito! Espero que tenha ajudado :)
      Já te retribuí! Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Eu faço cursinho de inglês, e o professor fala tudo isso haha!
    Beijos!!


    http://www.mybrandteen.com

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas, uma coisa que eu faço muito mesmo é ver séries em inglês e fui percebendo que isso melhorou muito minha pronuncia!.
    Bjs, Manu
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir